SAP R/3

Como implantar o SAP na empresa com exito?

  • Implantação sistema ERP em uma empresa
  • O que significa sistema SAP
  • Custo implantação SAP
  • Como implantar um ERP
  • Fases implantação ERP
  • Implantação SAP
  • Projeto SAP
  • SAP Preço

Como implantar o SAP na empresa com exito?

Saiba como encarar os desafios na implementação de um sistema ERP como o SAP R/3.

SAP ERP é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) transacional e organizacional, uma empresa alemã, líder no segmento de software corporativos empresarial, tendo milhares de clientes, segundo a própria SAP, em todo mundo, dentre a grande maioria empresas de grande porte (Multinacionais).

Apesar de ter trabalhado em diversos projetos como gestor de implantação de sistemas ERP em diversas empresas e segmento, tive a minha primeira experiência como líder de projeto para saber como implantar o SAP na empresa com exito, esse foi o meu primeiro projeto na ocasião em uma industria química de tratamento de superfície metálica na qual precisei viajar diversas vezes para os EUA e Alemanha par obter aprovação de implantação para nossa empresa aqui no Brasil envolvendo diversos profissionais de vários países. Sem sombra de dúvida foi uma experiência muito interessante que consequentemente precisou muito de apoio de atrair os profissionais mais experientes que já trabalhavam na empresa há anos e que no final das contas foram os protagonistas envolvidos no processo de implementação. O assunto SAP certamente despertou curiosidades e interesses a todos na empresas de modo geral que no final das contas são os principais envolvidos no processo de implementação.

Geralmente quando se houve falar de uma implementação de sistema especialmente como implantar o SAP na empresa. tendemos a acreditar nas apresentações oferecidas pelas consultorias quanto ao tempo gasto, desde a formação de time de consultores até o Go Live e parece ser tudo tão fácil. Mas uma implementação envolve muito mais que se possa pensar. Uma empresa que toma como base o tempo de consultoria apresentado pelo implementador colocando metas para seus C’s (CEO, CFO, CIO, COO) podem incorrer risco de grandes frustrações, discussões, geração de conflito inclusive perda de profissionais.

Conheça os principais desafios para implantação

da ferramenta SAP R/3 na sua organização

Como implantar o SAP na empresa com exito?

Contador Independente

Como implantar o SAP na empresa.

Implantacao SAP R/3

Como implantar o SAP na empresa.

Custo implantação SAP

Como implantar o SAP na empresa.

  • Planejamento: 80% 80%
  • Controle: 60% 60%
  • Execução: 40% 40%
  • Revisão: 20% 20%
Como implantar o SAP na empresa com exito?

A melhor experiência foi como implantar o SAP na empresa.

Gostaria de compartilhar essa experiência mas considero que a primeira fase de implementação é muito antes de chamar uma consultoria deve-se alinhar as informações com todos na empresa inclusive envolver a área de recursos humanos no projeto pois reter talento ou contratar esforços é peça fundamental no processo como implantar o SAP na empresa. Algumas perguntas devem ser esclarecidas logo no início para todos os envolvidos e deixar claro que o sistema faz parte de uma estratégia global da empresa.

Se você faz parte de uma empresa multinacional e a matriz definiu o sistema ERP SAP como sistema integrado global de seus processos pelo fato de estar integrado com o das outras subsidiarias, você não terá escapatória. O negócio é começar pesquisar os fornecedores locais para implementação.

Uma boa sugestão é que seja uma implementação corporativa (roll-out) assim como foi o projeto em que atuei, digo que vale a pena pesquisar alternativas locais, principalmente as que atendem nossa complicada legislação tributária, que é o maior desafio para qualquer profissional. Vamos considerar que você precisa realmente saber como implantar o SAP na empresa, ai inicia-se uma maratona que tem como primeira etapa buscar no seu relacionamento, quem trabalha com este sistema e quais suas principais experiências, essa é a parte mais fácil, apesar de ouvir na maioria das vezes relatos muitas vezes terríveis e desanimadores você vai rever e/ou conversar com amigos que não tem nenhuma responsabilidade em seu projeto.

Após ter tabulado todos os relatos e dicas é necessário buscar por consultorias e ouvir suas experiências nos últimos meses e atual demanda de mercado, sugiro que escolha dentre as maiores, pois concentram os melhores profissionais e tem como repor consultores caso deixem o projeto a qualquer momento, característica até bizarra que vou falar posteriormente.

Após escolher entre as principais consultorias, analisado propostas, deve-se visitar pelo menos dois clientes de cada (cases), e quando digo visitar falo de ouvir especialmente os usuário, nada de visitar o gerente que comprou ou implementou o sistema, pois os usuários tem a visão real da utilização e aderência da ferramenta (Sistema). Falando em aderência, existem dentro da ferramenta SAP duas alternativas para implementação e FULL que vai detalhar todos os processos da empresa (blueprint) e a partir dai aplicar configurações e desenvolver cenários. Existe também a opção All-in-One que a meu ver deve ser utilizado apenas em empresas que não tenham estrutura organizacional suficiente a ponto de deslocar seus principais profissionais para se dedicar ao projeto.

Focar na aderência fiscal é crucial, mesmo tendo se esforçado para atender seus clientes a SAP Brasil deve bastante na parte fiscal, acaba-se na maioria das vezes dependendo de um sistema adicional para tratar da complexidade tributaria e suas peculiaridades que possivelmente lhe trarão um double cost no seu orçamento. Bem, tendo escolhido a consultoria ideal, o contrato é muito importante também ser revisado pelo corpo jurídico competente da organização, que conheça bem os problemas de implementações de sistema.

Key-users não são chamados por esse nome por acaso, são realmente peças fundamentais na implementação, se você não tem um profissional muito bom em sua área, problemas virão e problemas grandes, especialmente se membros na equipe não serem bilíngues. Os consultores, parte deles, estão desfrutando de um processo de forte demanda no mercado, exemplificando: poderá haver rodizio de consultores numa mesma função no seu projeto, é muito importante deixar bem claro no contrato que os fornecedores devem reportar os consultores que não conseguem ficar no mesmo projeto por poucos meses e suas causas.

Ter alguém da alta gerencia diariamente assistindo a tudo que acontece no projeto é importante, mas repito, não tanto quanto os reter os key-users. Desenvolver um ambiente de otimista SIM, QUEREMOS IMPLEMENTAR O SAP na organização é um fator  importantíssimo. Ter bem claro também que mudanças nos processos acontecerão, com certeza, mas que também a confiabilidade e segurança serão bem maiores e melhores depois que o sistema for implementado.

Fazer parte de algum grupo (associação/ Forum) confiável e para trocar ideias e esperiências até mesmo conhecer as frustrações quanto ao sistema é também muito importante, você pode descobrir que o grande problema que tem nas mãos tem uma possível solução fácil e você se antecipar, ou também que este problema é parte de todos usuários, neste caso todos tem as mesmas  condições de cobrar melhorias da SAP Brasil.

No final, vale a pena ter um sistema forte e consistente implementado por pessoas competentes, então para saber mais sobre essa experiência que tive .

  • O que significa sistema sap

  • Custo implantação sap

  • Implantacao sap

  • Projeto sap

  • Como implantar um erp
  • Implantação do sistema erp em uma empresa
  • Fases implantação erp

  • SAP Preço

  • Como implantar o SAP na empresa com exito

Proposta Implantação SAP

GRUPO WHATSAPP:
GRUPO FACEBOOK:
ADD SKYPE:

Add:  Daniel.Vinhedo

GESTOR SAP:

IMPLANTAÇÃO