Fichas da Declaração – Resumo da Declaração: Imposto pago

Imposto pago

Imposto retido na fonte do titular
O programa transporta para esta linha, relativamente ao titular, o somatório do imposto retido na fonte:
a) informado na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular;
b) da ficha Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica Recebidos Acumuladamente pelo Titular, no caso de opção pela forma de tributação “Ajuste Anual”; e
c) dos campos “IRRF” e “IRRF sobre o 13º Salário” do quadro auxiliar da linha 07 da ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, se for o caso.

Imposto retido na fonte dos dependentes
O programa transporta para esta linha, relativamente aos dependentes, o somatório do imposto retido na fonte:
a) informado na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelos Dependentes;
b) da ficha Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica Recebidos Acumuladamente pelos Dependentes, no caso de opção pela forma de tributação “Ajuste Anual”; e
c) dos campos “IRRF” e “IRRF sobre o 13º Salário” do quadro auxiliar da linha 07 da ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, se for o caso.

Carnê-leão do titular
O programa transporta para esta linha o total do carnê-leão pago, informado na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular.

Carnê-leão dos dependentes
O programa transporta para esta linha o total do carnê-leão pago, informado na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelos Dependentes.

Imposto complementar
O programa transporta para esta linha o valor informado no campo imposto complementar da ficha Imposto Pago/Retido.

Imposto pago no exterior
O programa transporta para esta linha o valor informado no campo imposto pago no exterior da ficha Imposto Pago/Retido.

Imposto retido na fonte (Lei nº 11.033/2004)
O programa transporta para esta linha o valor informado no campo imposto sobre a renda na fonte (Lei nº 11.033/2004) da ficha Imposto Pago/Retido.

Imposto retido RRA
No caso de opção pela forma de tributação “Exclusiva na Fonte”, o programa transporta para esta linha o somatório dos valores do campo imposto retido na fonte da ficha Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica Recebidos Acumuladamente pelo Titular e da ficha Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica Recebidos Acumuladamente pelos Dependentes.

Total de imposto pago
Somatório dos valores constantes nos campos Imposto retido na fonte do titular, Imposto retido na fonte dos dependentes, Carnê-Leão do titular, Carnê-Leão dos dependentes, Imposto complementar, Imposto pago no exterior, Imposto retido na fonte (Lei nº 11.033/2004) e Imposto retido RRA.

Imposto a Restituir

Valor
Se o valor do campo “Total de imposto pago” for maior que o valor do campo “Total de imposto devido”, o programa indica a diferença nesta linha.

Imposto a Pagar

Valor

Se o valor do campo “Total de imposto devido” for maior que o valor do campo “Total de imposto pago”, o programa indica a diferença nesta linha.

O pagamento integral do imposto ou de suas quotas e de seus respectivos acréscimos legais podem ser efetuados das seguintes formas:

I – transferência eletrônica de fundos por meio de sistemas eletrônicos das instituições financeiras autorizadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil a operar com essa modalidade de arrecadação;
II – em qualquer agência bancária integrante da rede arrecadadora de receitas federais, mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), no caso de pagamento efetuado no Brasil; ou
III – débito automático em conta-corrente bancária se a declaração for apresentada:
– para débito automático da quota única ou a partir da 1ª quota;
– para débito automático a partir da 2ª quota.
Neste caso, o valor da 1ª quota deve ser recolhido por uma das formas descritas anteriormente.

%

771 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2016.

Os contribuintes que enviarem a declaração de imposto de renda no prazo e não conter erros, omissões ou inconsistências de informações irão receber mais cedo as restituições de Imposto de Renda, caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade e os valores começam a ser pagos em junho de cada ano até dezembro, geralmente em sete lotes.

 

Fique por dentro da declaração de imposto de renda.

Imposto de Renda

Contador Independente, Contador Independente:

%

937 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2015.

“Daniel Oliveira é bacharel em contabilidade com pós graduação em controladoria e gestão e MBA International Accounting pela Fundação Comércio Alvares Penteado durante sua carreira profissional trabalhou em empresas como Ernst & Young e PriceWaterHouseCoopers e alcançou aos 36 anos de idade o cargo de Controller em empresa multinacional no segmento químico em tratamento de superfície metálica.

Atualmente trabalha como contador independente oferecendo consultoria e assessoria para pequenas média e grandes empresas. “

Daniel Oliveira

Contador Independente

%

711 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2014.

Obrigatoriedade e prazo Final:

Neste ano, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 30 de abril. Se o contribuinte entregar após o prazo ou deixar de declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total montante da declaração de imposto de renda devido, ou pagar multa mínima de R$ 165,74. O Fisco espera receber 28,5 milhões de declarações.

Também será possível declarar o IR diretamente na página da Receita Federal (com certificado digital).

Daniel Oliveira

Contador Independente.