Outras Informações sobre o Imposto de Renda

Evolução patrimonial

Bens e direitos 
O programa transporta a soma dos valores informados no campo Situação da ficha Bens e Direitos.

Bens e direitos – Situação na data da partilha (Se Declaração Final de Espólio)
O programa transporta para esta linha a soma dos valores informados no campo Situação na Data da Partilha da ficha Bens e Direitos.

Bens e Direitos – Situação na data da caracterização de não residente (Se Declaração de Saída Definitiva do País)
O programa transporta, para esta linha, a soma dos valores informados no campo Situação na data da caracterização de não residente da ficha Bens e Direitos.

Bens e direitos – Valor da transferência (Se Declaração Final de Espólio)
O programa transporta para esta linha a soma dos valores informados no campo Valor de Transferência da ficha Bens e Direitos.

Dívidas e ônus reais
O programa transporta para esta linha a soma dos valores informados no campo Situação da ficha Dívidas e Ônus Reais.

Dívidas E Ônus Reais – Situação na data da caracterização de não residente (Se Declaração de Saída Definitiva do País)
O programa transporta, para esta linha, a soma dos valores informados no campo Situação na data da caracterização de não residente da ficha Dívidas e Ônus Reais.

Dívidas e ônus reais na data da partilha (Se Declaração Final de Espólio)
O programa transporta para esta linha a soma dos valores informados no campo Situação na data da partilha da ficha Dívidas e Ônus Reais.

Outras Informações

Rendimentos isentos e não tributáveis
O programa transporta para esta linha o valor total informado na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva
O programa transporta para esta linha o valor total informado na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.

Rendimentos Tributáveis (imposto com exigibilidade suspensa)
O programa transporta para esta linha o somatório dos valores do campo rendimentos tributáveis (imposto com exigibilidade suspensa) da ficha Rendimentos Tributáveis de PJ (Imposto com Exigibilidade Suspensa) – Titular e da ficha Rendimentos Tributáveis de PJ (Imposto com Exigibilidade Suspensa) – Dependentes.

Depósitos judiciais do imposto
O programa transporta para esta linha o somatório dos valores do campo depósitos judiciais do imposto da ficha Rendimentos Tributáveis de PJ (Imposto com Exigibilidade Suspensa) – Titular e da ficha Rendimentos Tributáveis de PJ (Imposto com Exigibilidade Suspensa) – Dependentes.

Imposto pago sobre Ganhos de Capital
O programa transporta para esta linha o imposto pago constante no Demonstrativo de Ganhos de Capital.

Imposto pago Ganhos de Capital Moeda Estrangeira – Bens, direitos e aplicações financeiras
O programa transporta para esta linha o imposto pago constante na ficha Resultados dos ganhos de capital em moeda estrangeira (botão Consolidação) do Demonstrativo de Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira.

Total do imposto retido na fonte (Lei nº 11.033/2004), conforme dados informados pelo contribuinte
O programa transporta para esta linha o somatório dos valores de imposto retido na fonte nos termos da Lei nº 11.033, de 2004, informados no Demonstrativo de Ganhos de Capital – Alienação de Participação Societária, no Demonstrativo de Apuração de Ganhos – Renda Variável e na ficha Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto.

Imposto pago sobre Renda Variável 
O programa transporta para esta linha o total do imposto pago constante no Demonstrativo de Apuração de Ganhos – Renda Variável – Operações Comuns e Day-Trade e Demonstrativo de Apuração de Ganhos – Renda Variável – Operações em Fundos de Investimento Imobiliário.

Doações a Part. Políticos, Comitês Financeiros e Candidatos
O programa transporta para esta linha a soma dos valores informados no campo Valor da ficha Doações a Partidos Políticos, Comitês Financeiros e Candidatos a Cargos Eletivos.

Imposto a Pagar sobre o Ganho de Capital – Moeda Estrangeira em Espécie
O programa transporta para esta linha o imposto a pagar constante na ficha Resultados dos ganhos de capital em moeda estrangeira (botão Consolidação) do Demonstrativo de Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira.

%

771 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2016.

Os contribuintes que enviarem a declaração de imposto de renda no prazo e não conter erros, omissões ou inconsistências de informações irão receber mais cedo as restituições de Imposto de Renda, caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade e os valores começam a ser pagos em junho de cada ano até dezembro, geralmente em sete lotes.

 

Fique por dentro da declaração de imposto de renda.

Imposto de Renda

Contador Independente, Contador Independente:

%

937 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2015.

“Daniel Oliveira é bacharel em contabilidade com pós graduação em controladoria e gestão e MBA International Accounting pela Fundação Comércio Alvares Penteado durante sua carreira profissional trabalhou em empresas como Ernst & Young e PriceWaterHouseCoopers e alcançou aos 36 anos de idade o cargo de Controller em empresa multinacional no segmento químico em tratamento de superfície metálica.

Atualmente trabalha como contador independente oferecendo consultoria e assessoria para pequenas média e grandes empresas. “

Daniel Oliveira

Contador Independente

%

711 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2014.

Obrigatoriedade e prazo Final:

Neste ano, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 30 de abril. Se o contribuinte entregar após o prazo ou deixar de declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total montante da declaração de imposto de renda devido, ou pagar multa mínima de R$ 165,74. O Fisco espera receber 28,5 milhões de declarações.

Também será possível declarar o IR diretamente na página da Receita Federal (com certificado digital).

Daniel Oliveira

Contador Independente.