Demonstrativo de Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira
Na alienação de bem ou direito e liquidação ou resgate de aplicações financeiras, adquiridos em moeda estrangeira e alienação de moeda estrangeira mantida em espécie, a apuração de ganhos de capital deve ser feita por meio do programa Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira. Este programa está disponível no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet.
A cada ano, a RFB coloca à disposição do contribuinte o programa Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira (GCME), oferecendo as seguintes vantagens:
– apuração do imposto devido, dos rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e da parcela isenta, se for o caso;
– impressão do Darf para pagamento do imposto;
– importação, pelo programa IRPF2016, do Demonstrativo de Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira.

Importação do Demonstrativo de Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira

Para aproveitar, mediante importação, os dados do Demonstrativo de Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira, o contribuinte deve:
– preencher o Demonstrativo de Ganhos de Capital Moeda Estrangeira por meio do programa GCME;
– gravar os dados do Demonstrativo em mídia removível, tais como pen drive, disco rígido externo, ou no disco rígido, utilizando a opção “Exportar para o IRPF” do menu Ferramentas do programa GCME;
– importar os dados do Demonstrativo de Ganhos de Capital Moeda Estrangeira por meio do Programa IRPF.

Deve-se clicar no botão “Importar” da primeira tela do Demonstrativo de Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira, ou selecionar no menu preenchimento a opção “Importação GCME” ou selecionar Importações na barra lateral e, em seguida,
na opção “Ganho de Capital em Moeda Estrangeira”.

Para importar dados do Demonstrativo de Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira, devem ser selecionados diretório e arquivo correspondentes ao número de inscrição no CPF do contribuinte cuja declaração estiver aberta.
Não será aceito arquivo gerado pelo programa Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira, opção “Cópia de Segurança” do menu Ferramentas.

%

771 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2016.

Os contribuintes que enviarem a declaração de imposto de renda no prazo e não conter erros, omissões ou inconsistências de informações irão receber mais cedo as restituições de Imposto de Renda, caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade e os valores começam a ser pagos em junho de cada ano até dezembro, geralmente em sete lotes.

 

Fique por dentro da declaração de imposto de renda.

Imposto de Renda

Contador Independente, Contador Independente:

%

937 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2015.

“Daniel Oliveira é bacharel em contabilidade com pós graduação em controladoria e gestão e MBA International Accounting pela Fundação Comércio Alvares Penteado durante sua carreira profissional trabalhou em empresas como Ernst & Young e PriceWaterHouseCoopers e alcançou aos 36 anos de idade o cargo de Controller em empresa multinacional no segmento químico em tratamento de superfície metálica.

Atualmente trabalha como contador independente oferecendo consultoria e assessoria para pequenas média e grandes empresas. “

Daniel Oliveira

Contador Independente

%

711 Mil Contribuintes na Malha Fina em 2014.

Obrigatoriedade e prazo Final:

Neste ano, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 30 de abril. Se o contribuinte entregar após o prazo ou deixar de declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total montante da declaração de imposto de renda devido, ou pagar multa mínima de R$ 165,74. O Fisco espera receber 28,5 milhões de declarações.

Também será possível declarar o IR diretamente na página da Receita Federal (com certificado digital).

Daniel Oliveira

Contador Independente.